Sai novo edital com oferta de bolsas de iniciação científica

Pelo segundo ano consecutivo a Unoeste mantém uma conquista institucional histórica que é a oferta de bolsas de iniciação científica, amparada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É publicado o edital de abertura de inscrições aos interessados em participar da seleção de candidatos às bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), mantido pela Unoeste.

As inscrições estarão abertas de 14 de abril a 7 de maio e deverão ser feitas eletronicamente via Sistema Gestor de Pesquisa (SGP) da Coordenação Central de Pesquisa (CCPq/UNOESTE), em http://www.unoeste.br/sgp/, modalidade PIBIC. As bolsas terão validade no período de 1º de agosto de 2012 a 31 de julho de 2013. Quanto à finalidade, o edital diz que o PIBIC é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior.

Os objetivos gerais estão voltados para contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa; incentivar a formação acadêmica, privilegiando a participação ativa de bons alunos em projetos de pesquisa; desenvolver projetos com qualidade acadêmica e mérito científico, por meio de orientação adequada, individual e continuada; criar condições favoráveis à continuidade da formação do aluno, de modo particular em nível de pós-graduação; e contribuir para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação.

Esse tipo de bolsa com a marca CNPq é distribuído junto as principais instituições brasileiras de ensino superior, conforme o coordenador da comissão interna de pré-seleção, doutor Gustavo Maia Souza. As bolsas são destinadas ao aluno de qualquer curso de graduação e o processo seletivo exige orientador com o título de doutor, avalia o projeto de pesquisa e leva em conta o currículo do orientador e histórico do aluno.

A pré-seleção é feita por comissão interna da Unoeste. A seleção é realizada por comissão externa, formada por professores de outras instituições. O resultado final será anunciado em junho. No ano passado foram 37 inscritos e dez selecionados. Para este ano existe a expectativa de um número maior de inscritos, para o mesmo número de bolsas.

O edital apresenta a finalidade; os objetivos gerais e específicos; requisitos, compromissos e direitos do orientador; requisitos e compromissos do bolsista; inscrições e prazos; documentos; critérios para a distribuição das bolsas; julgamento das bolsas; pedidos de reconsideração; e disposições finais.

A exigência é de que os documentos requeridos sejam impressos. São os seguintes: a carta de encaminhamento solicitando a inscrição no PIBIC UNOESTE, dirigida à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, informando o nome do bolsista candidato, curso no qual está matriculado, data de ingresso e duração do curso de graduação (número de semestres); currículo Lattes completo e atualizado do orientador, com destaque para formação acadêmica e produção científica (publicações de artigos completos em periódicos, livros e capítulos de livros) dos últimos três anos (mais o ano corrente); c Currículo Lattes atualizado do aluno (apenas primeira página); e histórico escolar “sujo” do aluno.

Nenhum comentário: